Profetas - Profecias


Nem todos os reis de Israel foram fiéis a Deus e alguns adoraram outros deuses.

Josias destruiu o lugar de culto a Bethel que Jeroboão tinha edificado quando o Reino foi dividido.

Depois foi por todas as cidades para destruir os altares.Apesar das bênçãos de Deus, o Povo Hebreu muitas vezes violou a Aliança com Deus, pelo pecado. Em resposta Deus enviou-lhes os Profetas, cuja missão era a de chamar o Povo ao arrependimento, a mudar os seus caminhos perversos e voltar ao cumprimento da Aliança com Deus. Os Profetas foram enviados por Deus primariamente para levarem o povo a mudar a sua vida para o cumprimento da aliança feita entre ele e Deus. A missão dos Profetas não era principalmente a de anunciar o futuro, embora o fizessem com a inspiração de Deus.

A mensagem dos Profetas foi algumas vezes anunciada com palavras ásperas para convencer o povo dos seus pecados e para o levar ao arrependimento (pela violação da aliança) e mudança de estilo de vida, mas outras vezes foi uma mensagem de esperança e consolação, nas aflições que resultaram dos seus pecados de infidelidade. O verdadeiro Profeta falava, não com as suas próprias palavras, mas com a palavra de Deus, sob a inspiração do Espírito Santo. Uma Profecia é uma mensagem de verdade recebida de Deus e transmitida através de um Profeta que serve de intermediário entre Deus e o Seu povo, e que diz coisas do futuro que nunca se saberiam de outro modo :

- Em seguida o Senhor estendeu a Sua mão, tocou-me na boca e disse-me : "Eis que ponho as Minhas palavras nos teus lábios, eis que hoje te dou poder sobre as nações e sobre os reinos"... (Jer. 11,9).

As Profecias do Antigo Testamento são únicas na sua origem, por causa do seu conteúdo ético e religioso, que incluem a revelação da vontade salvífica de Deus para com o Seu povo, censuras morais, avisos sobre o castigo divino por causa das violações da Lei e da Aliança, em forma de promessas, admonições, repreensões e ameaças. Embora Moisés e outras figuras do passado sejam considerados como Profetas, o período das Profecias é geralmente considerado desde os primeiros tempos da monarquia até cerca de 100 anos depois do exílio da Babilónia.

Desde o tempo da Lei escrita e interpretada, os Profetas são considerados como os guias do povo. Os Profetas do Antigo Testamento são citados no Novo Testamento com a consciência de que Deus falou através deles e de que alguns foram os oráculos de Deus, e isto foi plenamente demonstrado por Cristo. João Batista é a figura profética proeminente do Novo Testamento. Cristo nunca desejou para Si o título de Profeta embora muitas pessoas afirmassem que Ele o era, pelo que anunciava e porque disse a Seu respeito que "Um profeta só é desprezado na sua terra" (Mt. 13,5 7).

Na Sinagoga de Nazaré Jesus, depois de ler uma passagem do profeta Isaías, acrescentou : - «Cumpriu-se hoje mesmo o passo da Escritura que acabais de ouvir».(Lc.4,21). Houve Profetas na primitiva Igreja e S. Paulo menciona o carisma da Profecia :

- Procurai a caridade e aspirai aos dons espirituais, sobretudo ao da profecia, (1 Cor. 14,1).

- O que profetiza edifica a Igreja de Deus. Quisera eu que todos vós falásseis línguas, mas sobretudo que profetizásseis, (1 Cor. 14,4-5). A Profecia desapareceu após os tempos do Novo Testamento, e o Apocalipse (ou Revelação) é considerado como o único livro profético do Novo Testamento.

Há na Bíblia 18 Livros Proféticos : São 17 do Antigo Testamento :

- 5 Profetas maiores : Isaías. Jeremias. Baruc. Ezequiel e Daniel.

- 12 Profetas menores : Oseias. Joel. Amós. Jonas. Miqueias. Naum. Habacuc. Sofonias. Ageu. Zacarias e Malaquias.

Há apenas 1 no Novo Testamento : Apocalipse.


0 comentário:

Postar um comentário

Não será permitidos comentários agressivos nesse blog. Se acontecer, será excluído.
Você pode postar esse comentário usando sua conta do orkut, clicando no GOOGLE, ou postar como anônimo.