O Celibato pelo Reino


Porque os sacerdotes da Igreja Católica Romana não podem casar?

O celibato do clero tem fundamento no próprio exemplo de Cristo, que não se casou.

O matrimônio tem como fim primeiro a procriação, ordenada por Deus a Adão e Eva quando lhes disse: "Crescei e multiplicai-vos" (Gen., I, 28).

Deus fez o homem e a mulher para que tivessem filhos segundo a carne. Ora, esta geração material é símbolo da geração espiritual, realizada por Cristo com a Igreja, sua esposa, da qual nascem os filhos de Deus. Assim como Adão era o esposo de Eva, assim Cristo é o esposo da Igreja. Como Cristo não se separa da Igreja, o homem também não pode se separar de sua esposa. Assim como Cristo só tem uma Igreja, o homem só pode ter uma mulher.

Quem explica isto é São Paulo em sua Epístola aos Efésios (V, 21-33).

Sendo assim, a geração espiritual dos filhos de Deus é superior à geração física. Por isso, os sacerdotes são chamados a ter filhos espirituais da Igreja, porque o sacerdote é um outro Cristo.

É claro que se todos os homens fizessem voto de castidade, a humanidade desapareceria, o que contrariaria a ordem de Deus a Adão e Eva, para que se multiplicassem. Por isso, o voto de castidade e de celibato é exigido pela Igreja só de alguns, que querem seguir a Cristo de mais perto. O voto de celibato ou o de castidade, assim como os votos de pobreza e de obediência são conselhos de perfeição de Cristo para alguns, e não para todos. Faz os votos quem quer. Feitos os votos definitivamente a Deus, eles já não podem mais ser retirados.

Disse-lhe que Cristo deu o exemplo de vida apostólica, e que Cristo não se casou, dando assim exemplo de como Ele queria que seus ministros vivessem.

Dos Apóstolos, parece que alguns foram, ou eram casados, mas desde que decidiram seguir a Cristo, deixaram tudo. Por isso Cristo disse:


"Todo aquele que deixar por amor de meu nome a casa, ou os irmãos, ou as irmãs, ou o pai ou a mãe, ou a mulher, ou os filhos, ou as fazendas, receberá cento por um e possuirá a vida eterna" (Mt XIX, 29).

Nem se diz uma palavra sequer sobre esposas dos apóstolos. A única alusão é feita com relação a São Pedro de quem se diz que tinha sogra, mas não mulher. Portanto, São Pedro era já viúvo quando conheceu a Cristo.

São Paulo, tratando do problema do casamento e do celibato diz:


"O que está sem mulher está cuidando das coisas que são do Senhor, de como há de agradar a Deus; mas o que está com mulher está cuidadoso das coisas que são do mundo, de como há de dar gosto à sua mulher e anda dividido. E a mulher solteira ou virgem cuida nas coisas que são do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito, mas a que é casada cuida nas coisas que são do mundo, de como agradará ao marido" (I Cor. VII, 32-35).


E São Paulo disse ainda:


"Digo também aos solteiros e às viúvas que lhes é bom se permanecerem assim, como também eu" (I Cor. VII, 8).

Portanto, São Paulo deixa claro a superioridade do celibato e da virgindade sobre o matrimônio embora ele também diga que casar é bom. Por isso, a igreja sempre defendeu o celibato dos sacerdotes.

Foi sempre em tempos de crise e de decadência religiosa que se contestou o celibato. Num desses períodos de crise é que a Igreja explicitamente ordenou por lei aquilo que sempre Ela praticou: o celibato eclesiástico.

No Oriente, devido também à separação de Roma, se permitiu o casamento dos sacerdotes, e o resultado disso foi mau.

0 comentário:

Postar um comentário

Não será permitidos comentários agressivos nesse blog. Se acontecer, será excluído.
Você pode postar esse comentário usando sua conta do orkut, clicando no GOOGLE, ou postar como anônimo.